NOS, MEO ou Vodafone: Pacotes 3P com móvel ou pacotes 4P?

Neste artigo analisou-se qual a diferença para os consumidores – tanto em termos de preços, como características dos serviços – entre a subscrição de um pacote 3P com um tarifário móvel à parte e um tarifário 4P na MEO, NOS e Vodafone. Em algumas operadoras, os encargos após o período de fidelização podem ascender aos 144 anos caso não seja subscrito um pacote 4P.

De acordo com os últimos dados divulgados pela Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), no último trimestre de 2016 existiam 17.080 de estações móveis ativas, isto é, assinantes de serviços de telecomunicações móveis (STM). Cruzando estas informações com os últimos dados do Barómetro de Telecomunicações da Marktest, que no ano passado contabilizou 6.176 mil indivíduos utilizadores de smartphone – o que corresponde a 68% dos possuidores de telemóvel residentes em Portugal com 10 e mais anos – percebe-se porque é que um estudo da Google e da Kantar TNS confirmou que o número de utilizadores de smartphones em Portugal triplicou nos últimos quatro anos.

Paralelamente evolui a taxa de penetração dos pacotes triple, quadruple e 5 play em Portugal, que, segundo a ANACOM, foi de 73,8% no último trimestre de 2016, o que, comparativamente ao período homólogo de 2015, representa um crescimento de 6,5%.

3P com telemóvel pode significar uma diferença de 144 euros a mais

Partindo dos pacotes triple-play base Total 100 da MEO, NOS 3 (Íris) da NOS e TV Net Voz da Vodafone e tarifários móveis Unlimited S, Tudo 1 GB e Red 500 MB, respetivamente, e comparando-os com os pacotes 4P M4O da MEO, NOS 4 (UMA) da NOS e TV Net Voz + Móvel, da britânica Vodafone. As conclusões apontam para a existência de benefício para o consumidor sempre que este escolha um pacote quadruple-play.

NOS

Com um telemóvel, a diferença entre um pacote 3P e 4P é mais acentuada na Vodafone, rondando os 6 euros. Aqui, a operadora apresenta também a oferta menos económica para o 3P + telemóvel, relativamente à NOS e MEO. Caso o consumidor pretenda subscrever o pacote 3P com um tarifário móvel à parte, pagará mais de 62 euros por mês, enquanto o pacote 4P iria custar menos de 57 euros. No entanto, no que toca a comunicações para ambas as modalidades, esta é a operadora que oferece mais minutos ou SMS dentro (5000) e fora (2000) da rede.

Em relação às ofertas com três telemóveis, são a MEO e a NOS que apresentam as ofertas mais díspares, cujas diferenças são mais de 6 euros. Em ambas as operadoras, quem subscrever um pacote 3P com um tarifário móvel à parte terá de pagar quase 87 euros por mês, enquanto um pacote quadruple-play custaria menos de 81 euros mensais. No entanto, são os pacotes da NOS que apresentam mais vantagens, uma vez que disponibiliza mais canais de televisão, dados móveis e comunicações para dentro e fora da rede. A MEO, por outro lado, disponibiliza mais megas no que toca à internet fixa.